quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Fisioterapia Respiratória...




Figura 1- Mecanismo da tosse
Esta, directamente, relacionada com os cuidados respiratórios e com a preservação da árvore traqueo-brônquica. Incluem diversas manobras para promover a higienização dos pulmões (figura 1), bem como para promover o aumento da expansão da caixa torácica ou simplesmente, para manter e melhorar a ventilação. Entende-se como manobras as técnicas manuais (figura 3), posturais e cinéticas dos componentes tóraco-abdominais, que podem ser aplicadas isoladamente ou em associação de outras técnicas. A utilização destas manobras vai de encontro ao plano de tratamento realizado (tendo em conta o diagnóstico apresentado) e têm como objectivo: mobilizar e eliminar as secreções pulmonares; melhorar a ventilação pulmonar; promover a expansão pulmonar; diminuir o trabalho respiratório; diminuir o consumo de oxigénio; aumentar a mobilidade torácica; acelerar a recuperação; melhorar o estado emocional do paciente; entre outros.
Hoje em dia, a Fisioterapia Respiratória é importantíssima em crianças que desenvolvam, constantemente bronquiolites, em crianças com bronquite asmática entre outras, pois potencia a eliminação de secreções, aumenta a capacidade respiratória e diminui o risco de infecções pulmonares, como a pneumonia. 
Figura 3- Manobras de Mobilização das Secreções
 

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O Pilates...


É um método que associa o corpo e a mente cujo objectivo é melhorar o equilíbrio entre a performance e o esforço, este facto só ocorre se houver uma integração do movimento a partir de um centro estável e cinestesia aumentada. O pilates clínico tem três princípios bases: a respiração, o alinhamento e o centro.
Hoje em dia, o pilates é muito utilizado em consonância com um plano de tratamento de Fisioterapia. Por exemplo, pessoas que apresentam patologia na coluna lombar, se realizarem correctamente esta modalidade melhoram a funcionalidade e a estabilidade da coluna lombar, como também, diminuem as recidivas de dor. Os exercícios podem ser realizados em plano estável (no chão) ou em plano instável (na bola), normalmente progride-se de plano estável (figura 1) para instável (figura 2).
Os benefícios de praticar esta modalidade são: melhorar a postura, reduzir o perímetro abdominal e promover uma maior consciência corporal. Para além disso, estimula o bem-estar psicológico, aumenta a concentração, contraria o stress e, como se trabalham os músculos pélvicos, beneficia a sexualidade, ajudando também a prevenir a incontinência urinária.
Em suma, o pilates é um método de alongamento e exercício físico, que utiliza o peso do próprio corpo, baseia-se na anatomia humana com o intuito de fortalecer os músculos que rodeiam e suportam o tronco. 

Figura 1- Plano estável
Figura 2- Plano instável