domingo, 3 de fevereiro de 2013

Grávidas...



Como sabem a Fisioterapia é uma área de saúde bastante abrangente, por isso, hoje decidi dar e apresentar-vos conselhos úteis.

Uma das alterações fisiológicas e estruturais que ocorrem no corpo da grávida é a modificação das curvaturas da coluna vertebral, especialmente na lordose lombar, visto que a medida que o abdómen e as mamas aumentam de volume e peso, o centro de gravidade modifica-se, tendendo assim, a deslocar a cabeça e a parte superior do tronco para trás, com consequente exagero das curvaturas, repercutindo dores na parte mais baixa das costas.
Seguidamente, encontra-se uma tabela que exemplifica as principais causas e a forma de prevenir as dores lombares. 



Para prevenir e evitar dores lombares é necessário realizar os seguintes exercícios:
«  Execute movimentos de báscula da anca quando tem as mãos e os joelhos apoiados no chão e quando, estiver sentada numa cadeira de costas direitas (figura A).
«  Pode também fazer este mesmo movimento de báscula em pé contra uma parede ou deitada no chão (figura B).
«  Contraia os músculos abdominais, durante o movimento de báscula da anca, enquanto estiver de pé, deitada, ou sentada, para ajudar a fortalecer os músculos abdominais (figura C) . 
« Realize o movimento da Ponte, uma vez que evita dores quer ao nível da lombar quer ao nível do nervo ciático (figura D). 

Para se ter um período de gravidez com qualidade é necessário, como também se encontra anteriormente descrito, ter uma boa postura, daí resolvi apresentar diferentes posturas que devem ser adoptadas;
  • Posturas Correctas para se baixar
       Como os músculos das pernas possui maior força do que os da coluna utilize sempre estes músculos para apanhar objectos do chão. Dobre-se pelos joelhos e não pelas costas (figura 1).
Figura 1

       Levante-se utilizando as pernas. Se pegar num objecto pesado coloque um pé em frente ao outro, mantendo-se em flexão de forma a poder ajoelhar-se. Deve levantar o peso segurando-o perto do corpo e nunca mais elevado que o tórax (figura 2).
Figura 2




  • Postura correcta para se levantar
Quando se encontra deitada de costas, convêm que se levante por etapas, para evitar movimentos que magoem as costas e para não forçar toda a musculatura abdominal.
  • Primeiro deve flectir as pernas, rodar em direcção a um lado e apoiar as mãos (figura 3); 
Figura 3
  • Segundo colocar-se de gatas, ajoelhar-se e, finalmente, levantar-se com o tronco erguido (figura 4). 
Figura 4


  • Postura correcta VS Incorrecta para se sentar